A Embraer anunciou na semana passada a estratégia para aumentar sua participação de mercado em relação ao concorrente Citation Latitude da Cessna Aircraft Company. Atualmente, o Praetor 500 da Embraer detém 33% do market share no segmento de jatos executivos de médio porte, enquanto o Latitude possui o restante. A empresa também detém 27% de market share global no mercado de jatos executivos e planeja um crescimento de 30%, com previsão de um mercado de 7 mil jatos até 2030.
Avanço das vendas do Praetor 500
Na quarta-feira (19) o Diretor de marketing e produtos da aviação comercial da Embraer, Alvadi Serpa Junior, afirmou que a empresa pretende aumentar sua participação de mercado em relação ao concorrente Citation Latitude, da Cessna, mediante o avanço das vendas do Praetor 500 que atualmente possui 33% de market share no segmento de jatos executivos de médio porte, enquanto o Latitude detém os 67% restantes. A vantagem da Embraer é impulsionada pelas vendas para a NetJets, maior empresa de compartilhamento de aviões do mundo.
Alvadi revelou também que a NetJets está convertendo suas opções de compra de 250 jatos executivos Praetor 500 em pedidos firmes, totalizando US$ 5 bilhões. Essas opções, que não estavam incluídas no backlog divulgado pela empresa na aviação executiva de cerca de US$ 4,3 bilhões, estão impulsionando o aumento do market share da Embraer.
A estratégia propõe conquistar mais participação de mercado baseada nas vantagens do Praetor 500, como, por exemplo, por ter maior alcance de voo. Mesmo com a concorrência agressiva da Cessna no passado, o executivo acredita que a diferença entre os dois modelos diminuiu nos últimos anos.
Considerando um market share global de 27% no mercado de jatos executivos, a Embraer tem como projeção de crescer em 30%. O plano da empresa para os próximos anos prevê um mercado de 7 mil jatos até 2030, com 3.880 em sua área de atuação.
Atualmente, a América do Norte e o Caribe são os principais mercados da aviação executiva da Embraer, representando 57% das unidades em operação (1.015 unidades). Tendo a América Latina a participação de 17%.
Fonte: R7.com