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Textron Aviation registra 2T forte, apesar de restrições de mão de obra e oferta

Condições de trabalho “desfavoráveis” e interrupções na cadeia de suprimentos só prejudicaram o desempenho dos lucros da Textron Aviation no segundo trimestre.

Um Beechcraft King Air 360 estacionado em uma pista
A Textron entregou 11 missões especiais Beechcraft King Air 360 durante o segundo trimestre deste ano. (Foto: Textron Aviation)

A Textron Aviation continuou sua forte contribuição para o desempenho financeiro de sua controladora durante o segundo trimestre, apesar das condições de trabalho “desfavoráveis” e das interrupções na cadeia de suprimentos, informou o CEO da Textron Inc., Scott Donnelly, durante uma teleconferência de resultados trimestrais nesta manhã.

Donnelly atribuiu a melhoria de receita de US$ 78 milhões da Textron Aviation em relação ao mesmo período do ano passado, para US$ 1,4 bilhão, à forte demanda e condições de preços benéficas, mesmo quando as entregas se mostraram “leves” devido a ineficiências de produção devido a problemas contínuos na cadeia de suprimentos. Ele observou que a empresa não cumprirá sua orientação para 200 entregas este ano, já que algumas passarão para 2024 por causa de problemas na cadeia de suprimentos.

As restrições de produção da Textron Aviation levaram a uma diminuição nas entregas de jatos executivos Citation de 48 no segundo trimestre de 2022 para 44 este ano, enquanto a empresa viu um aumento modesto nas entregas de turboélices – de 35 para 37. Durante o período, o backlog cresceu US$ 315 milhões, graças em parte à venda de 11 King Air 360 de missão especial e ao desempenho de entrega mais leve do que o esperado.

Embora as receitas tenham aumentado US$ 270 milhões em relação ao segundo trimestre do ano passado, para US$ 3,4 bilhões, Donnelly novamente caracterizou a medida como relativamente leve.

“Os caras estão trabalhando em desafios que certamente esperamos que diminuam”, comentou. “Obviamente, há uma inflação que está nos números nesta fase do jogo.”

Alguns contratos de fornecimento de longo prazo aumentaram as pressões inflacionárias, de acordo com o CFO da Textron, Frank Conner, que explicou que a Textron “fez um bom trabalho” ao responder às condições. “Mas há algum efeito de defasagem associado aos nossos contratos e apenas ao fluxo da inflação. Mas nos sentimos muito bem onde estamos… mas há um impacto defasado em alguns desses custos.”

Donnelly disse que se sentia bem com a demanda de aviões em geral. “Acho que [durante] os anos de Covid, muita gente se expôs a esse mercado que não tinha no passado”, observou. “E [as aeronaves privadas estão] se tornando uma ótima ferramenta. E então acho que é isso que continua alimentando grande parte da demanda neste mercado.”

Questionado sobre a perspectiva de introduzir um jato executivo de cabine grande, Donnelly expressou satisfação com a amplitude da linha atual de produtos. “Acho que parte do mercado agora, especialmente à medida que você vai crescendo nesse mercado, que é meio que a escolha que enfrentamos, é um mercado muito bem servido”, disse ele. “Então, acho que é melhor concentrarmos toda a nossa P&D, nossa energia e nossos investimentos nesse tipo de [segmento] supermédio e na Longitude.”

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